— Ꭺʀᴋᴀɴᴜᴍ;

FÓRMULAS DE ARKANUM

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FÓRMULAS DE ARKANUM

Mensagem por Vito Vladisk em 30/8/2013, 19:21

As fórmulas de

Arkanum



As fórmulas possuem influência em quase tudo que se refere ao RPG ARKANUM, porém, geralmente, apenas são usadas pelo Mestre do jogo. Com elas podemos definir se o jogador obteve sucesso em uma ação, como um duelo, ou escalada, ou apenas sabermos a quantidade de seus pontos de vida. Abaixo mostraremos algumas das formulas mais usadas em Arkanum.

PONTOS DE VIDA (PV): Refere-se a  saúde do personagem, sendo uma das formulas mais simples do jogo. É constituída pelos seguintes itens: DADOS DE CLASSE (DC) E CONSTITUIÇÃO (CONS), o qual tem o resultado multiplicado por 10.

NOTA: O jogador possui o direito a rolar um DC por nível alcançado.


EXEMPLO


Imagine um personagem nível 2, com CONS = 12 E DC = D10.  A fórmula será:
Nv = 2  DC = d10 CONS = 12, Logo temos: 2d10+12x10.

Ao rolar o 2d10, obteve-se 3 e 6, então temos: 3+6+12x10 = 210, ou seja, o personagem possui PV = 210.

FÓRMULA DE AÇÃO:  Esta fórmula se usa para definir se o personagem obteve, ou não, sucesso em sua ação, sendo que a mesma, tanto pode se usar em ações simples, ou ações de combates.


Quando aplicada em batalha, obterá sucesso o personagem com o melhor resultado ao final do uso da fórmula.

Quando usada em ações “cotidianas”, cabe ao mestre estipular um valor mínimo para que o personagem obtenha, ou não, sucesso.

A fórmula é composta pelos seguintes itens:


ATRIBUTOS: Trata-se do atributo usado pelo personagem em sua ação, porém, o mesmo deve estar bem detalhado, uma vez que cabe ao mestre interpretar o atributo utilizado pelo personagem.


NOTA DE TURNO:  Avaliação do mestre sobre o turno escrito pelo jogador. Nota pode variar de 1 á 20. O critério é único do mestre, não sendo obrigado justificar nada para nenhum player.


1d20: Dado de vinte faces roladas pelo jogador ao final de seu turno.


Conhecido o item, temos a seguinte fórmula: ATRIBUTO + NOTA DE TURNO + 1D20/3 = MÉDIA DE AÇÃO.

FÓRMULA DE DANOS: É usada para se definir o valor de pontos de vida perdido por um personagem quando o mesmo sofre um ferimento. É composta pelos seguintes itens.


DADOS DE DANOS (DD):  Toda arma, ou magia, possui um dado referente ao valor de dano que ela pode causar.
Exemplo: Adaga pode causar 1d6 de dano.


FORÇA ATACANTE (FA):  Valor referente ao atributo FOR do personagem que realizou o ataque.


CONSTITUIÇÃO DA VITIMA (CV):  Valore referente ao atributo CONS do personagem ferido.


Logo, temos a fórmula: DD +FA – CV = DANO FINAL
EXEMPLO
P1 sofreu um golpe de adaga do P2
P1 possui CONS = 10
P2 possui FOR = 13
A adaga possui dano = 1d6
Então temos: DD = 1D6, FA = 13 E CV = 10, ou seja, 1d6+13-10 = dano final
Ao rolar o dado da adaga obteve-se um 5, o que deixa a formula assim: 5+13-10 = 8

P1 perdeu 8 pontos de vida.


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